top of page

ASSOCIAÇÃO CULTURAL BEATO JOSÉ DE ANCHIETA

A Associação Cultural Beato José de Anchieta foi fundada em dezembro de 2003, para realizar o restauro da Capela de São Miguel Arcanjo. O projeto foi dividido em 2 fases: A primeira buscou restaurar sua arquitetura e seus elementos artísticos; a segunda, implantar o Circuito de visitação, sistema de segurança e o programa de educação patrimonial.


Em decorrência destas ações e de sua estreita relação com a comunidade, a vocação da ACBJA expandiu-se e passou a realizar outros projetos culturais. São eles:



Executados



- Guia Cultural e Turístico da Zona Leste de São Paulo, por meio de emenda parlamentar, conveniada pela Secretaria de Estado da Cultura, relacionou os principais equipamentos culturais, turístico e gastronômico da Zona Leste de São Paulo;



- Publicação sobre o restauro da Capela, por meio da lei de incentivo à cultura municipal, Lei Mendonça, e patrocínio da empresa Concremat. Teve como objetivo apresentar todo o processo  e técnicas de restauro da Capela, assim como suas ações de sustentabilidade.  Será lançado em ocasião da inauguração do Circuito de visitação da Capela.

- Cultura Tradicional: Folia de Reis, por meio de edital do programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura, ofereceu oficinas de música à comunidade e apresentação da Folia no dia de Reis no mês de janeiro.

- Curso de educação patrimonial – formação de monitores, por meio da Lei Rouanet de incentivo á cultura, patrocinada pela Votorantim Metais, visou a formação de mediadores, preparando-os para atuar em qualquer equipamento cultural.

Em execução

- Ponto de Cultura “Daqui de dentro – Um novo olhar sobre o patrimônio”, por meio de edital do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura. Este projeto tem como objetivo oferecer oficinas gratuitas de fotografia e registrar os bens tombados da Cidade de São Paulo, e apresentar os trabalhos mais significativos por meio de exposição.

- A Capela de São Miguel em quadrinhos, por meio de emenda parlamentar, conveniada pela Secretaria de Estado da Cultura, tem como objetivo publicar a história da Capela de São Miguel utilizando-se dos quadrinhos, tem como público-alvo crianças e adolescentes.

- Caminhada da Ressurreição, que acontece todos os anos, por constar no Calendário Oficial da Cidade de São Paulo, por meio de emenda parlamentar, conveniada pela Secretaria de Esportes.

- Memórias: A Zona Leste escrita e falada, por meio de emenda parlamentar, tem por objetivo realizar um documentário e uma publicação sobre a história da Zona Leste de São Paulo.

- Uma visita à Capela, por meio de emenda parlamentar, com público alvo infantil, tem como objetivo apresentar ludicamente encenações com bonecos de manipulação para crianças que visitar a Capela.

bottom of page